Saiba quais os primeiros passos para abrir um negócio próprio!

Saiba quais os primeiros passos para abrir um negócio próprio!
5 (100%) 1 vote

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros atualmente. Porém, empreender não é algo simples, já que para abrir um negócio próprio, é necessário muito empenho e dedicação.

Confira neste post as nossas dicas que vão ajudar você, futuro empreendedor, a finalmente tirar a sua ideia do papel e abrir a própria empresa. Você está preparado para colocar a mão na massa?

Negócio próprio

1. Conheça o seu negócio

Antes mesmo de abrir um negócio próprio, você deve adquirir conhecimento sobre o mercado que vai atuar. Se você não possui experiência no ramo, pode procurar ajuda profissional de uma consultoria, ou até mesmo ir em busca de um sócio mais experiente.

O Sebrae é um bom lugar para entender como funciona uma empresa de qualquer nicho. Você pode consultar diretamente no site ou ir pessoalmente no escritório da sua cidade.

2. Saiba quanto será o custo do negócio

Abrir um negócio próprio é um investimento a longo prazo, mas é necessário dispor de valores para pagar os custos iniciais. Portanto, leve em consideração os custos de aluguel ou aquisição de imóvel, custos com contador, luz elétrica, produtos, entre outras despesas no planejamento do negócio.

Dessa forma, você terá ideia de todos os custos da abertura do negócio e saberá quanto será necessário trabalhar para repor esses valores iniciais.

3. Providencie os documentos necessários

Com o conhecimento adquirido e o dinheiro para investimento garantido, chegou a hora de finalmente legalizar e formalizar o seu negócio. Para isso, o mais recomendado é contratar um contador para agilizar todas as inscrições necessárias, como o cadastro do CNPJ e a inscrição na Previdência Social.

Mas, lembre-se de que, dependendo do seu ramo empresarial, talvez você necessite de autorizações distintas. Portanto, fique de olho na legislação do seu município para que tudo seja regularizado.

4. Faça um plano de negócio

Você não sai de casa sem planejar o seu dia, não é mesmo? Isso deve ocorrer também com o seu negócio. Após a regularização da sua empresa, você não pode começar as suas atividades de maneira aleatória.

Sendo assim, é necessário ter um plano de negócio que deve funcionar como um guia para a sua empresa. O documento deve ser preenchido com as metas da empresa, os investimentos necessários, o planejamento financeiro, as previsões, o plano de marketing, entre outros itens fundamentais para o sucesso do seu negócio.

5. Separe o pessoal do profissional

Um dos grandes erros dos empresários iniciantes é misturar as contas da vida pessoal com as contas da empresa. Portanto, para que a sua organização prospere, evite tirar dinheiro sem ter um objetivo.

Para isso, você pode estipular um salário para si mesmo, que pode ser retirado todo mês, igual ao salário de um funcionário.  Além disso, lembre-se de não misturar a sua renda com o dinheiro da empresa.

6. Tenha paciência na hora de abrir um negócio próprio

Sabemos que abrir um negócio próprio é empolgante, mas você deve ter calma e sempre dar um passo de cada vez. Por isso, não se frustre caso algo não ocorra de acordo com seus planos. Nesse momento, seja humilde na hora de admitir os erros e mudar de estratégia.

Como podemos observar, abrir um negócio próprio requer muita dedicação. Porém, se feito da maneira correta, há grandes chances de você conseguir o seu sucesso como empresário. Assim sendo, não tenha medo de arriscar para construir uma empresa de sucesso.

Agora que você já sabe como abrir um negócio próprio, continue no blog e leia o nosso post “Conheça 8 ideias de negócios para ganhar dinheiro agora mesmo!”. Quem sabe você já não abre sua empresa?