Conheça diversos tipos de chá e seus benefícios para a saúde!

Conheça diversos tipos de chá e seus benefícios para a saúde!
5 (100%) 1 vote[s]

Conheça neste post diversos tipos de chá e seus benefícios para a saúde. Afinal de contas, tomar um chazinho é uma boa pedida em qualquer estação . Portanto, considere colocar essa prática em sua rotina diária.

O que é chá?

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes. Geralmente é preparada com água quente e cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado. Esse processo pode incluir oxidação, fermentação, além do contato com outras ervas, especiarias e frutos.

Benefícios do chá

Quais os benefícios do chá?

  • Alivia dores e indisposições;
  • Tem poder preventivo;
  • Desintoxica o organismo;
  • Tem ação laxativa e diurética;
  • Hidrata o organismo;
  • Tem ação antioxidante;
  • Auxilia a digestão;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Protege contra infecções, inclusive gripe.

Quais os tipos de chá?

Existem vários tipos de chás no mercado e cada um possui uma ação no organismo. Por isso, é importante verificar qual a indicação deles antes de tomá-los. Confira os principais tipos de chá que encontramos.

1. Chá verde

O chá verde é composto de manganês, potássio, ácido fólico e vitamina C, K, B1 e B2. Este tipo de chá ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias porque contem boa dose de tanino.

O seu consumo diário diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Além disso, o chá verde também desintoxica e acelera o metabolismo, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres.

2. Chá branco

Retirado da mesma planta do chá verde, o chá branco possui as mesmas propriedades, sendo que algumas são mais fortes. Este tipo de chá pode combater doenças do coração e alguns tipos de câncer.

O chá verde reduz o colesterol ruim ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo coração. Ainda assim pode diminuir o nível de açúcar no sangue, ajudando a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.

3. Chá preto

O chá preto é rico em flavonóides e previne doenças cardíacas. Os antioxidantes que estão presentes neste tipo de chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sanguíneo saudável.

Portanto, consumo do chá preto proporciona tanto benefício dos flavonóides quanto da cafeína que é vasodilatadora. Isso quer dizer que ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas.

4. Chá de gengibre

O chá de gengibre é estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Este tipo de chá tem ação anti-inflamatória sendo muito utilizado para dores de garganta. Além disto,  o chá de gengibre pode ajudar na dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco.

Além de todos esses benefícios, o chá de gengibre ainda é um poderoso anticoagulante, ajuda no tratamento de problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.

5. Chá de anis

Este tipo de chá é indicado para a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de cólicas intestinais em recém-nascidos. Além disso, o chá de anis é digestivo e anti espasmódico.

No caso do chá de anis estrelado é mais indicado nos casos de gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante e expectorante, além de ser excelente para melhorar a imunidade.

6. Chá de canela

O chá de canela é bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. Além disso, ajuda no tratamento das funções digestivas. Entretanto, este tipo de chá não deve ser usado com muita freqüência ou em concentração muito alta.

Além do mais, o chá de canela é antidepressivo e ajuda a controlar a compulsão por doces. Dessa forma, quem faz muito uso desse pode ajudar no combate a diabetes.

7. Chá de camomila

Popularmente a planta de camomila é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.

O conhecido “chazinho de camomila” ajuda a acalmar os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

8. Chá de boldo

O chá de boldo é ótimo para as azias e mal-estar originados do fígado. Além do mais, este tipo de chá trata enxaquecas, gases e dores de estômago, além de favorecer a digestão de gorduras.

A folha do boldo ainda possui propriedades anestésica, anti-séptica, antibacteriana, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante e calmante da pele. Por isso, o chá é indicado para afecções do fígado e da vesícula, cálculo biliar, cólica, diarreia, digestão, dispepsia, febre e fraqueza orgânica.

9. Chá de capim limão

O chá de capim limão tem poderes calmantes, sedativos, alivia problemas gastrointestinais, é usado em caso de febre e até em dor de cabeça. Este tipo de chá também facilita a digestão e diminui a retenção de líquidos.

Além disso, o chá de capim limão acalma os nervos e ajuda na depressão, pois possui propriedades analgésicas, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal.

Como preparar chás?

A infusão é geralmente utilizada para preparar todo tipo de chás à base de flores, folhas e frutos carnosos. Contudo, o ideal é que partes das plantas devem ser raladas, moídas ou picadas para favorecer a passagem dos princípios ativos da planta para a água. Veja como fazer chá:

  1. Ferva a água e coloque em um recipiente (dê preferência aos de vidro). Evite ferver o chá para não perder os princípios ativos;
  2. Coloque a planta e tampe por aproximadamente 10 minutos;
  3. Sirva em seguida;
  4. Não deixe o chá pronto e tome depois, pois isso faz oxidar, além de perder parte do sabor e dos seus princípios ativos.

Consumir chá ajuda a emagrecer?

Já foi comprovado que existem algumas ervas utilizadas em chás que favorecem o processo de emagrecimento por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes e laxativas. Além disso, diminuem a ansiedade, aceleram o metabolismo e a queima de gorduras.

Entretanto, se você tem a intenção de emagrecer, haja com cautela, visto que o chá não pode substituir uma refeição. O recomendado é tomar três xícaras diárias aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Dessa forma, o corpo terá os nutrientes que necessita como as fibras, carboidratos e vitaminas. Nesse processo, um dos chás mais eficientes que acelera o metabolismo é o chá verde.

Depois de conhecer diversos tipos de chá e seus benefícios para a saúde, é hora de escolher aquele que mais atende às suas necessidades. Coloque essa prática em sua rotina e proporcione bem-estar para a sua vida.

A alimentação é um item primordial para quem deseja ter uma vida mais saudável. Porém, muitas pessoas não sabem quais os alimentos recomendados para isso. O curso “O que é alimentação saudável?”ensina como manter uma alimentação saudável, sem precisar seguir modismos.

Curso O que é alimentação saudável

Encontramos esse conteúdo no Youtube