Como criar um aplicativo para celular: aprenda passo a passo

Como criar um aplicativo para celular: aprenda passo a passo
5 (100%) 1 vote[s]

Hoje em dia, os apps de celular passaram a fazer parte da rotina das pessoas. Mas você sabe como criar um aplicativo de celular? Afinal, eles ajudam na comunicação, na mobilidade urbana e até na rotina de exercícios.

Com tantas funcionalidades, os aplicativos viraram oportunidade de negócios. Tanto é que qualquer pessoa consegue desenvolver aplicativos, basta dedicação e planejamento.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para ajudá-lo a tirar a sua ideia do papel e colocá-la em prática. Confira!

Aplicativo de celular

1. Tenha seu objetivo em mente

Um aplicativo não é construído do nada. Ele é criado para resolver um problema e facilitar a vida das pessoas. Portanto, saiba exatamente qual será a função do seu aplicativo e qual a dor ele irá sanar.

Porém, para que o seu aplicativo realmente ajude pessoas, será necessário verificar se realmente há uma demanda. Para isso, você pode conversar com as pessoas e verificar quais os seus maiores problemas e, assim, pensar em possíveis soluções.

2. Verifique a concorrência

Após verificar qual problema resolver com o seu aplicativo, será necessário checar se a sua ideia é original, ou se já existem aplicativos semelhantes no mercado.

Mas não há problema algum se já tiver no mercado aplicativos que resolvam o mesmo problema que o seu. Nesse caso, apenas adicione funcionalidades que não existem nos seus concorrentes, pois a ideia é sempre inovar.

3. Faça um esboço do seu aplicativo

Nesta etapa você finalmente irá colocar suas ideias no papel. Portanto, pegue papel e caneta e faça um esboço de como você quer que seja o seu aplicativo.

Além de se preocupar com o design do seu aplicativo, você precisa também pensar em questões importantes como as formas de monetização e divulgação do produto.

4. Trabalhe nos Wireframes e no Storyboard

Finalmente, chegou a hora de sentar na frente do computador. Neste momento, você deve trabalhar nos Wireframes, que são os esboços das telas do seu aplicativo.

Se você não souber como fazer, confira as ferramentas online que podem ajudá-lo neste processo, como o FrameBox e Axure. O importante é correr atrás de informações.

Além disso, você deverá trabalhar no Storyboard do seu aplicativo, ou seja, como as telas irão comunicar entre si. Lembre-se que o seu aplicativo de smartphone precisa está coeso.

5. Prepare o Back-end

Após trabalhar no design, você deverá verificar o Back-end que nada mais é que o tipo de programação essencial para o funcionamento do seu aplicativo.

O programa trabalha “por trás das cortinas”, com linhas de códigos que permitem o acesso de pessoas e o processamento de dados. Portanto, esta é uma etapa fundamental da criação do seu aplicativo.

6. Monte o seu aplicativo e crie a UI

Com os Wireframes, Storyboard e Back-end feitos, chegou a hora de montar o aplicativo. Para isso, você pode utilizar plataformas para construção de aplicativos, como o Bizness Apps.

Ao criar, você deve levar em conta a UI – User Interface, que é todo o design do seu aplicativo. Depois é só trabalhar a divulgação do projeto para torná-lo um sucesso.

Agora que você já sabe como criar um aplicativo para celular, que tal colocar seu conhecimento em prática? Lembre-se que é sempre importante testar seu aplicativo antes de colocá-lo no mercado.

Você gostou de aprender como criar um aplicativo para celular? Então, continue sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o post “Aprenda como criar um site profissional de forma simples e rápida!”