Como cuidar dos dentes: siga as melhores dicas!

Como cuidar dos dentes: siga as melhores dicas!
5 (100%) 1 vote[s]

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como cuidar dos dentes corretamente, já que as informações divergem. Pensando nisso, separamos as melhores dicas para manter seus dentes saudáveis por mais tempo. Confira!

Escovar dentes
Foto: Pixabay

1. Escolha a escova de dente adequada para sua boca

A escova de dente é uma das principais ferramentas para uma boa saúde bucal. Portanto, escolha a que for mais adequada para a sua boca. Normalmente, as escovas de cabeça pequenas são as mais recomendadas, pois conseguem alcançar os menores espaços.

Contudo, tudo vai depender do formato da sua boca. Por isso, tenha certeza que a sua escova se encaixa perfeitamente nela, alcançando todos os seus dentes, sem machucar a gengiva.

2. Selecione a pasta de dente apropriada para seu tipo de dente

Outro item que você deve se preocupar para ter uma boa saúde bucal é a pasta de dente. A grande maioria é feita a base de flúor, que faz a higienização dos dentes.

Porém, se você possui qualquer tipo de sensibilidade, existem cremes dentais corretos para seu tipo de dente. Mas saiba que o uso excessivo da pasta pode ser prejudicial aos dentes, agravando o problema da sensibilidade.

3. Mantenha a frequência da escovação

O correto é escovar os dentes após a ingestão de qualquer alimento, sem exceções. Entretanto, com a correria do dia a dia, é compreensível que isso seja uma tarefa quase impossível. Por isso, muitas pessoas apenas fazem bocejo com a água.

Portanto, caso você não consiga escovar os dentes após ingerir qualquer alimento, escove-os, pelo menos, três vezes ao dia. Logo, a frequência evita o acúmulo de bactérias e previne problemas bucais como cáries e mau hálito.

4. Tenha o hábito de usar fio dental

Algumas pessoas se sentem incomodadas ao utilizar o fio dental. Mas é preciso ter em mente que ele possui um papel essencial para uma boa saúde bucal.

O fio dental consegue alcançar os espaços entre os dentes, que dificilmente são alcançados pelas escovas de dente. Sem ele, você pode correr o risco de acumular restos de alimentos na boca, o que pode ocasionar em placas bacterianas.

5. Não tenha pressa na hora de escovar os dentes

Escovar os dentes não é uma atividade que deve ser feita com pressa. Lembre-se de que é a sua saúde que está em jogo. Portanto, faça o procedimento com tranquilidade.

Em média, recomenda-se que a escovação dure de dois a três minutos. Todavia, tenha em mente que uma escovação rápida não é suficiente para eliminar todas as bactérias. Portanto, não faça da escovação uma ação mecânica, repare bem como você está escovando os dentes.

6. Visite o dentista regularmente

Você não precisa estar com dor de dente para ir ao dentista. Por isso, torne a sua visita ao dentista uma atividade rotineira, pois só assim você saberá se os seus dentes estão devidamente cuidados.

A recomendação é que a visita ao dentista seja feita, pelo menos, duas vezes ao ano para limpeza e checagem dos dentes. Somente na consulta é que o dentista saberá quais procedimentos serão necessários para a sua situação.

Quando se fala em como cuidar dos dentes, é preciso ter cautela. Afinal, dentes saudáveis são essenciais para uma boa qualidade de vida. Quem não gostaria de sorrir sem se preocupar com a aparência dos dentes?

Gostou do nosso post? Compartilhe com os leitores como você faz para manter seus dentes sempre saudáveis. Poste seu comentário agora mesmo!