Confira 6 dicas de como economizar no supermercado!

Gostou do post?

Fazer compras pode se tornar uma grande dor de cabeça quando você não sabe como economizar no supermercado. Os produtos estão cada vez mais caros, comprometendo o orçamento das pessoas.

Porém, o que muitos não sabem é que há maneiras simples de diminuir ou manter o orçamento na hora de fazer compras. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a economizar quando você for ao supermercado.

De fato, não existe fórmula mágica para isso. O que você precisa é de planejamento e organização para evitar o gasto excessivo. Portanto, confira 6 dicas de como economizar no supermercado.

Economizar no supermercado

1. Faça uma lista de compras

Pode parecer algo óbvio, mas você acredita que existem pessoas que não preparam uma lista antes de ir ao supermercado? Pois bem, isso pode ser um grande erro, já que sem lista você corre o risco de  comprar alimentos a mais ou deixar para trás aquilo que mais precisa na sua despensa.

Quando você prepara uma lista de compras, está planejando os seus gastos, organizando a sua despensa e evitando comprar coisas desnecessárias. Além disso, a lista ajuda você a controlar gastos por impulso.

2. Estipule um limite de gasto

Antes de sair de casa, faça os cálculos e estipule o valor máximo que você pode gastar nas suas compras. Dessa forma, você consegue priorizar os itens mais importantes e ainda evita gastar mais do que pode.

Contudo, é preciso ter controle na hora de fazer as compras. Nesse caso, evite ao máximo ter que ultrapassar o valor que você determinou. Se isso acontecer, avalie os produtos que estão no carrinho e abra mão de algo que não é prioridade em sua cozinha.

3. Aproveite as promoções

Alguns supermercados possuem dias especiais de promoções. Por exemplo, há dias em que o pescado está mais barato, assim como tem o dia da feira. Já em outros comércios, pode ser que a carne vermelha ou os produtos de limpeza estejam com os preços mais em conta.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa em todos os supermercados da sua região para saber o dia mais em conta em cada um deles. Faça isso antes de sair às compras, pois o objetivo é determinar um dia que você encontrará alguns produtos na promoção.

4. Veja se o atacado não vale mais a pena

Com o objetivo de comprar produtos mais baratos, as pessoas estão procurando fazer suas compras em lojas de atacados. No entanto, é preciso ficar ciente que o valor só compensa se você comprar em grande quantidade.

Nesse caso, os produtos de limpeza e alimentos não perecíveis são os mais indicados para serem comprados dentro das lojas de atacado. Mas se você pesquisar pode encontrar preços bem acessíveis em diversos tipos de produtos.

5. Nunca faça compras com fome

Ao fazer suas compras com fome, você fatalmente pode cair na tentação de comprar produtos a mais e sair do planejamento da lista de compras. Dessa forma, é mais fácil você comprar itens que não devia, apenas para suprir uma necessidade momentânea.

Portanto, tente ir ao supermercado depois do almoço ou de ter feito algum lanche. Além disso, no momento das compras tenha foco nos itens que estão na lista que você preparou e não deixe se levar pelas emoções.

6. Não leve as crianças

Sabemos que, às vezes, não há com quem deixar as crianças. Mas evite ao máximo levá-las ao supermercado quando for fazer compras. Infelizmente, as crianças são facilmente atraídas por guloseimas e outros produtos.

Com isso, o orçamento das suas compras pode ficar comprometido. Além disso, como as crianças não param, você pode se distrair e deixar alguns produtos para trás ou comprar algo a mais.

Aprender como economizar no supermercado pode ser uma tarefa difícil inicialmente, mas não impossível. Seguindo essas dicas, você pode se surpreender com o resultado quando descobrir o quanto pode economizar no supermercado.

Curtiu as nossas dicas para economizar no supermercado? Mas para fazer isso dá certo é preciso organizar a sua alimentação diária. Portanto, aproveite para conferir o Curso Organização da Alimentação para escolher os produtos certos e aprender a manter o seu orçamento na medida.