Como estudar para o Enem e vestibular: 5 dicas top!

Como estudar para o Enem e vestibular: 5 dicas top!
5 (100%) 1 vote

Aprender como estudar para o Enem e vestibular da maneira correta é fundamental para quem deseja obter aprovação nesses exames. No entanto, estudar não é uma tarefa simples e por isso muitos estudantes acabam se atrapalhando.

Portanto, quem estuda de maneira errada, pode ficar horas lendo livros sem assimilar nenhum conhecimento. Mas com nossas dicas, você irá conseguir lidar com a pressão de fazer a prova e render muito mais nos estudos!

estudar para o enem e vestibular

1. Conheça bem a sua prova

Um soldado não vai a guerra sem conhecer o inimigo, não é mesmo? Por isso, antes de tudo, você deve conhecer bem a prova que irá fazer.

No caso do Enem, você precisa lidar com uma prova longa e cansativa, além da temida redação.  Já nos outros vestibulares o foco acaba sendo as questões discursivas. Saber sobre essas informações é importante para poder elaborar o seu plano de estudos.

2. Prepare o seu ninho

Para se concentrar nos estudos, é necessário que você esteja em um ambiente calmo e sem muitas distrações. Dessa forma, é importante criar um espaço ideal para os estudos, mas se atente a um local com boa iluminação, de preferência com luz natural.

O espaço escolhido pode ser o seu quarto, a sala ou a biblioteca. O mais importante é que o local seja um ambiente confortável, onde você consiga passar horas estudando sem interrupções.

3. Crie o hábito de estudar

Não adianta deixar de estudar o ano inteiro para estudar somente às vésperas da prova. Por isso, é necessário criar o hábito de estudar para que o seu cérebro veja o estudo como uma atividade corriqueira.

Portanto, faça um cronograma de estudos. Porém, para fazer esse plano de estudos, você também deve levar em conta o tempo gasto em outras atividades importantes para uma boa qualidade de vida, como as atividades físicas e os momentos de lazer.

4. Saiba quais são suas metas

Nós somos movidos por metas e com elas devemos manter o foco e correr atrás dos nossos objetivos.  Sendo assim, estipule metas para cumprir durante os seus estudos. Estabeleça metas como ler um livro, fazer uma série de exercícios, dominar um assunto, entre outras opções.

Contudo, é preciso estabelecer metas possíveis de serem cumpridas. O objetivo é fazer você ter a sensação de dever cumprido e não causar sensação de infelicidade por não ter alcançado a sua meta como desejado.

5. Respeite a sua mente

Quando se trata de uma prova tão importante como o Enem e o vestibular, é normal vermos estudantes desesperados e estudando de maneira desenfreada. Porém, o que poucos sabem é que esse ato acaba ocasionando o efeito contrário.

Estudar muito em um curto espaço de tempo pode significar aumento de estresse que pode ser prejudicial na hora de realizar a prova.  Para evitar esse tipo de problema, procure respeitar os seus limites.

Portanto, saiba quando é a hora de dar um tempo para respirar e espairecer, já que o nosso cérebro precisa de descanso para funcionar da maneira correta. Depois de descansar e relaxar, sua mente e seu corpo estará pronto para mais uma jornada.

Depois de conferir as dicas de como estudar para o Enem e vestibular, você saberá estudar da maneira correta e conquistar seus objetivos. Crie seu plano e cronograma de estudos, organize seu espaço e foque na aprovação.

Você gostou das nossas dicas de como estudar para o Enem e vestibular? Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Quer passar em concurso público? Confira dicas de ouro!” e conquiste a sua aprovação.