Como fazer uma monografia: aprenda com as melhores dicas!

Como fazer uma monografia: aprenda com as melhores dicas!
5 (100%) 1 vote

Saber como fazer uma monografia é fundamental para quem está concluindo o curso de graduação porque é o documento de pesquisa obrigatório para o aluno se formar.  No entanto, fazer um TCC pode se tornar uma grande dor de cabeça quando a pessoa não está preparada para ele.

A monografia, geralmente, é o primeiro contato dos estudantes com a pesquisa científica. Por isso, muitas pessoas encontram dificuldades para elaborá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer uma monografia de forma mais tranquila.

Primeiramente, a estruturação e a organização da monografia são essenciais, pois se trata de um trabalho extenso onde é comum perder o foco. Mas com as nossas dicas, você conseguirá realizar o TCC, sem grandes preocupações.

Aprenda a fazer monografia

Defina seu tema

Primeiramente, você deve definir o tema que será desenvolvido na sua monografia. Qual será o seu objeto de estudo? O que será discutido? Qual resposta você irá buscar?

Contudo, é importante que o seu tema seja algo específico e com resultados alcançáveis. Além disso, deve ser um tema de seu interesse, já que irá passar horas se dedicando ao projeto. Portanto, é necessário que você ache um assunto prazeroso para não perder o foco.

Tenha cuidado ao escolher o seu orientador

A peça mais importante para o desenvolvimento da monografia, além de você, é o seu orientador.  O professor que irá orientar a sua monografia terá a missão de ajudá-lo com conhecimento, sugestões de abordagens, leituras e, principalmente, revisões.

Por esses motivos, é importante que você escolha um orientador que tenha afinidade com o tema escolhido. Nesse momento, o fundamental é escolher um professor que faça críticas e não aquele que você mais gosta ou o mais carismático.

Monte um cronograma

Como já falamos, a monografia é um trabalho extenso, sendo necessário organizar todas as etapas do processo de elaboração. Para isso, é fundamental fazer um cronograma com toda a  estrutura do que deve ser feito e os prazos de entrega.

O cronograma deve ser feito com datas e etapas para serem cumpridas. Portanto, para que tudo dê certo, procure seguir a risca todas as etapas do processo.

Fique sempre atento às normas da ABNT

Com o cronograma feito, você irá iniciar sua pesquisa e começará a escrever sua introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas é preciso seguir cada etapa com atenção às normas estabelecidas.

Durante esse processo, é importantíssimo que você siga as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O seu professor deve orientá-lo em como escrever de acordo com essas normas e corrigir os erros, quando necessário.

Se prepare para apresentar o seu projeto

Na hora de apresentar a monografia, seja em um evento ou para uma banca examinadora, demonstre confiança. Lembre-se que você desenvolveu a pesquisa durante meses, então ninguém conhece melhor o trabalho do que você mesmo.

Porém, na hora de desenvolver o projeto, não se alongue. Procure ser objetivo e se prepare para responder possíveis questionamentos dos examinadores. Para se sentir mais seguro, procure praticar antes com pessoas críticas que podem colaborar com a sua apresentação.

Agora que você já aprendeu como fazer uma monografia, é só focar nessa última etapa da faculdade. Apesar de não ser um processo simples, o TCC é uma etapa fundamental dentro da graduação que deve contribuir em sua carreira profissional.

O que você achou das nossas dicas de como fazer uma monografia? Aproveite para compartilhar este texto em suas redes sociais e ajude seus amigos que estão passando pelo mesmo momento.