Confira as melhores dicas para organizar a casa!

Confira as melhores dicas para organizar a casa!
5 (100%) 1 vote

Cuidar de uma casa não é uma tarefa fácil.  Para dificultar ainda mais as coisas, existem agravantes como filhos e animais de estimação, que requerem um cuidado redobrado na hora de organizar a casa.

Você está com falta de tempo e não sabe por onde começar a cuidar do seu lar? Confira neste post dicas para organizar a casa de uma maneira ágil e sem dores de cabeça.

Limpar a casa

1. Verifique o melhor horário

Antes de tudo, verifique qual o melhor horário para começar a organizar a casa. Você não vai querer organizar no horário que as crianças estão brincando, não é mesmo?

Além disso, você deve priorizar os horários em que estiver se sentindo mais disposta. Algumas pessoas preferem pela manhã, outras preferem à noite, próximo ao horário de descansar. No seu caso, somente você saberá qual o horário ideal para começar a organizar o seu lar.

2. Monte a sua estratégia para fazer uma coisa de cada vez

Faça uma lista das coisas que devem ser feitas. Para isso, monte um cronograma com tudo que deve ser feito e em quanto tempo. Você pode reservar 30 minutos, durante três dias da semana, para varrer a casa.

Em outros momentos, você pode tirar uma hora, em um dia da semana, para lavar o banheiro. Outra estratégia é se dedicar a um cômodo por dia, para assim não se perder na hora da organização.

3. Se divirta

Organizar a sua casa não precisa ser uma tarefa árdua e tediosa. Com algum esforço, você consegue torná-la divertida. Portanto, coloque uma música animada ou ouça um podcast.

Você pode também criar pequenos jogos e se recompensar pelo trabalho bem feito. Por exemplo, se conseguir tirar o pó dos objetos, você se dá o luxo de ir ao cinema, ou sair para caminhar.

4. Peça a ajuda de todos os moradores da casa

Se você mora em casa com outras pessoas, nada mais justo que elas também lhe ajudem na organização da casa. Portanto, dividida todas as tarefas com os moradores da casa, sejam seus amigos ou familiares.

O trabalho em equipe otimiza a tarefa e todos passam a se sentir responsável pelo ambiente. Além disso, a atividade tende a proporcionar um bom convívio entre os moradores da casa.

5. Estabeleça a sua própria rotina

A pior coisa na hora de organizar a casa é aquele sentimento de obrigação. Por isso, é importante estabelecer uma rotina para a atividade se tornar mais prazerosa.

Sendo assim, se você varrer a casa todas as segundas-feiras ou sempre guardar a louça antes de dormir, isso acabará se tornando um hábito.  Dessa forma, com o tempo você fará as tarefas de maneira automática, sem aquele sentimento de obrigação.

Organizar a casa não é uma tarefa simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Seguindo as nossas dicas, você não terá dificuldades e ainda terá um enorme prazer de sempre manter a sua casa limpa e arrumada.

Você curtiu as nossas dicas para organizar a casa? Aproveite para conferir o post “Aprenda a organizar seu quarto com 10 dicas incríveis” e saiba arrumar todo o seu lar.